quarta-feira, 14 de março de 2012

Missões Salesianas premiadas na Espanha


As Missões Salesianas receberam o prêmio espanhol "Alma 2012", outorgado pela "Fundação Real Madrid".
A prefeita da capital espanhola, Ana Botella, entregou o Prêmio Alma 2012 pela Cooperação Internacional ao Diretor da Procuradoria de Missões Salesianas na Espanha. Pe. Agustín Pacheco, por estarem "presentes por mais de um século nos lugares mais necessitados do planeta..., onde há necessidade de uma mão que ensine, que eduque e que encoraje as jovens gerações".
O Prêmio reconhece o trabalho que as Missões Salesianas realizam há mais de 135 anos, em 131 países, em todo o mundo. O Pe. Agustín Pacheco agradeceu à Fundação, por reconhecer "um percurso de muitos anos de experiência, ao longo do qual as Missões Salesianas desenvolveram um intenso trabalho por promover e sustentar, com recursos humanos e materiais, projetos salesianos fora do território espanhol".
Pe. Pacheco sublinhou ainda o empenho de Missões Salesianas por continuar o próprio trabalho, a fim de "promover o melhoramento das condições de vida de crianças, adolescentes e jovens em situações socioeconômicas deficientes". E disse: "A educação e o cuidado por essa juventude necessitada contribui de modo fundamental para o desenvolvimento dos povos".
Um exemplo do trabalho feito pelas Missões Salesianas são as "Escolas Sócio-Esportivas", fruto da colaboração com a "Fundação Real Madrid", nascida em 2010. Desde então, foram abertas escolas sócio-esportivas no Rio de Janeiro (Brasil), em Funchal (Portugal), em Dacar e Thies (Senegal), em Porto Novo e Cotonou (Benim), em Lungi (Serra Leoa), em Kara (Togo), em Ashaiman e Tema (Gana) e em Santo Domingo (República Dominicana).
Já está programada para breve a abertura de novas escolas em outras áreas. O que une as organizações é o empenho por que o esporte e, em concreto, o futebol, seja instrumento de integração para as crianças e adolescentes mais carentes.
Também foram premiados o tenor Placido Domingo, o Unicef, o atleta Oscar Pistorius e a Unidade Militar de Emergência espanhola. A cerimônia ocorreu sexta-feira passada, 9 de março, em cerimônia no Palácio dos Congressos do Campo das Nações, em Madri.
FONTE: RÁDIO VATICANA/ssvpbrasil.org.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário