Quem Somos


Obra Unida Vila Vicentina da Sociedade São Vicente de Paulo de Paineiras, CNPJ 02.471.781/0001-28, entidade sem fins lucrativos, sediada na rua Antônio Pinto da Fonseca, nº 44, centro de Paineiras, MG, devidamente representada por seu presidente Cfrd Geraldo Júnio de Carvalho.

A Sociedade São Vicente de Paulo, rede de caridade proposta por Frederico Ozanam e encarnada no mundo inteiro, foi instalada em Paineiras em 28 de julho de 1968 com o objetivo de defender os direitos sociais das pessoas carentes, especialmente dos idosos, já que ali nasceu a Vila Vicentina destinada a acolher e abrigar os idosos desamparados de nossa cidade e região.

Notório é que apenas nos últimos tempos os grupos de caridade começaram a sair da informalidade e buscar a sua regulamentação e legalização perante a sociedade do mundo moderno e globalizado.

Fato é que de acordo com a Regra Vicentina, a caridade deve acontecer de forma organizada e estruturada, objetivando o amparo e a assistência de Jesus Cristo na pessoa dos pobres, carentes de pão e amor. E para fazer a caridade nos moldes vicentinos, as pessoas se organizam em Conferências, onde o trabalho é desenvolvido através de formação espiritual e organização para visitas e ajudas materiais na casa dos assistidos pela Sociedade São Vicente de Paulo. Ainda nos moldes de caridade, a assistência vicentina pode acontecer através da denominada Obras Unidas, que são os abrigos construídos e mantidos pela SSVP, chamados antigamente de asilos e hoje conhecidos como Abrigo de Longa Permanência para Idosos.

Dessa forma, em Paineiras/MG, a Sociedade São Vicente de Paulo se faz presente através da Conferência e das Obras Unidas, mantidas exclusivamente por doações e promoções de eventos em prol da caridade.

No presente caso, tanto a Conferência quanto as Obras Unidades receberam tratamento jurídico pertinente a cada uma delas, presidência e diretoria independentes, além de independentes seus  estatutos, suas atividades, o registro de seus trabalhos e reuniões em livros de atas próprios, bem como todo o reconhecimento da Sociedade de São Vicente de Paulo hierarquicamente superior e da própria comunidade Paineirense.

Trata-se de uma unidade vicentina denominada Obras Unidas, que vale-se de todo o amparo da caridade vicentina para abrigar, atualmente, 10 idosos, sendo 8 homens e 2 mulheres, vindos da região de toda Paineiras, desamparados por suas famílias. Aqui, recebem alimentação, cuidados com sua saúde e promoção do seu bem-estar.

A Obra mantem-se exclusivamente de doações.

Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Paineiras, 03 de outubro de 2011.



Cfrd Geraldo Júnio de Carvalho