sexta-feira, 2 de março de 2012
Filhas da Caridade: elas estão em lugares íngremes pelos Pobres
Um dos Ramos da Família Vicentina, as Filhas da Caridade, é formado por religiosas que dedicam as vidas aos serviços pelos Pobres. Elas vão para lugares isolados, onde divulgam projetos de evangelização.
Hoje, o SSVPBRASIL divulga relatos dos trabalhos destas Irmãs:
Província da Amazônia
Comunidade: Nossa Senhora das Graças – Cidade: Novo Repartimento / Estado: Pará
A origem do município de Novo Repartimento está relacionada à tribo indígena Parakanã, à construção da Rodovia Transamazônica e à construção da Usina Hidrelétrica de Tucuruí. A vila de Repartimento foi a denominação dada ao local onde a povoação oriunda do acampamento da empresa que construiu a Rodovia Transamazônica se fixou. De 1990 a 1995, houve um surto de insetos causados pelas águas da barragem, onde centenas de famílias abandonaram suas terras e outras acamparam na Vila permanente reivindicando local mais adequado. Após mais de um ano de luta, a maioria desse pessoal foi remanejada para o Projeto de assentamento Rio Gelado e outras localidades.
Diante da realidade dos Pobres, e apesar da carência da presença de Padres, Irmãs e Missionários para atender a tantos desafios, as Filhas da Caridade ainda procuram estender este serviço marcando presença junto aos pobres na área de assentamento Rio Gelado, o 2º maior projeto de assentamento da America Latina, que tem ao todo 10 Vilas para serem atendidas. Hoje estão assentadas, aproximadamente, 5.000 famílias. Apesar do sério controle na distribuição das terras ainda há concentração de terras nas mãos de fazendeiros. O processo migratório cresce assustadoramente e sem acompanhamento do poder público. O pobre povo fica desassistido das políticas públicas e sociais, abandonado a toda sorte de miséria. Tentamos minimizar esta situação trabalhando com os migrantes, nos assentamentos e na pastoral junto às comunidades cristãs com: catequese, formação de liderança, dízimo e juventude, visita de animação, cursos, saúde popular.
Irmã Jaciara Vasconcelos, Irmã Vitória Lima e Irmã Esmeralda Corrêa, FC
Província de Curitiba
Comunidade: Casa Catarina Labouré – Cidade: Campinas do Sul / Estado: Rio Grande do Sul
Trabalho na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes em Campinas do Sul, há um ano, em diversos trabalhos pastorais, especialmente coordenando a Catequese. São 45 catequistas, sendo 33 do interior e 12 da cidade, atendendo 210 crianças. Mensalmente as catequistas da paróquia participam de reunião de formação de 4 horas, dirigida por mim. A paróquia possui 18 capelas. Nas visitas, realizo reunião com pais e crianças, uma ou duas vezes ao ano. Durante a Quaresma, enquanto o sacerdote confessa, faço reflexão com o povo sobre este tempo tão significativo para a nossa santificação, preparando-os para a confissão. O mesmo acontece nas Primeiras Eucaristias, onde dou orientações às catequistas e catequizandos. Tenho ajudado também em duas paróquias vizinhas com palestras e retiros, inclusive nos Congressos Paroquiais do Sagrado Coração de Jesus e do Rosário Perpétuo, com a presença de mais de mil participantes, onde as pessoas do interior se fazem presentes.
Irmã Adiles Maria Guardalben, FC
Comunidade: Santa Sofia – Cidade: Prudentópolis / Estado: Paraná
A Paróquia São João Batista e Santuário Nossa Senhora das Graças e mais 72 capelas são confiados aos Padres da Congregação da Missão. Aqui os fiéis podem se congregar pela celebração dominical da Eucaristia nos finais de semana e domingos; em algumas capelas duas vezes ao mês. Nós, Filhas da Caridade da Casa Santa Sofia, comunidade constituída por três Irmãs, colaboramos e os acompanhamos esporadicamente. Temos a oportunidade de deixar a nossa mensagem, orientação, estímulo na vida e na oração, assim como na vivência da Palavra de Deus. Contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária em defesa da vida em todas as suas dimensões. Estamos vivendo um tempo especial e muito rico: as Santas Missões Populares, onde priorizamos a renovação paroquial com o envolvimento de todos, procurando nos inteirar nas pastorais e movimentos.
Irmã Dalva Ana Kolling, Irmã Genoveva Leschnak e Irmã Helena Gadonski, FC.
Província do Rio de Janeiro
Comunidade: Casa São Vicente de Paulo – Cidade: Acorizal / Estado: Mato Grosso
Somos três Filhas da Caridade e convivemos e atuamos em várias Comunidades que são como nossas famílias. Elas nos acolhem com carinho, abrem nossos olhos, fazem arder nosso coração, nos comprometem mais com o Reino de Deus junto aos Pobres. O encontro com as Comunidades muda nossa vida, nosso jeito de ser, de viver e de fazer. Assim, dentro das várias atividades que desenvolvemos com as Ceb’s rurais, queremos socializar nossa experiência-vivência com a “Festa de troca das sementes tradicionais, das mudas de plantas medicinais e de árvores frutíferas”.
Quando nos desafiamos, em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT), a trabalhar a Agroecologia, levamos em conta alguns aspectos básicos: a mística e a espiritualidade da Terra; a experiência dos/das participantes; as novas informações e conhecimentos atuais; a alimentação mais saudável; as sementes e as mudas trazidas por todos. Isso acontece todo ano, em uma das Comunidades rurais, durante todo um dia, quando celebramos a alegria do reencontro, da convivência, da partilha dos saberes e dos sabores, da solidariedade.
Desenvolver esse “Projeto de Agroecologia e mística da Terra” como um novo modelo de vida e de desenvolvimento para o meio rural deve-se ao potencial que o projeto vem demonstrando em termos de agregação dos pequenos/as agricultores/as, pela viabilização da produção familiar, pela defesa da vida, pela prática dos valores do Evangelho, pela ética, pela socialização do saber, pelo resgate de cultivares, pelo resgate e valorização das culturas, pela vivência de novas relações de gênero e pela capacidade de exercerem um mercado solidário.
A prática dos primeiros cristãos continuam nos desafiando a viver a verdadeira Comunidade como filhos e filhas do Criador, no espírito de partilha e vivência evangélica dos valores e da Mística da Terra.
Irmã Dagmar, Irmã Angela e Irmã Vera Maria., FC
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados das Filhas da Caridade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário