quinta-feira, 29 de março de 2012

AÇÃO PARA A QUARESMA VICENTINA: "(...) viver o encontro constante com os pequenos e marginalizados"


Quaresma é tempo de oração, jejum, partilha e novas experiências. O padre Alexandre Nahass, por exemplo, propõe que cada vicentino viva 'a experiência do deserto'. Ele é o assessor Espiritual do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP).
De acordo com padre Alexandre, viver a experiência do deserto é um aprendizado. "O deserto é um itinerário espiritual; lugar constante de tentações e discernimentos. O deserto é escola de vida, nele cada pessoa amadurece as opções e se deixa conduzir pelo Espírito do Ressucitado". Foi lá que Jesus passou 40 dias, sendo tentado e, mesmo assim, permaneceu fiel e obediente aos desígnios de Deus. "No deserto é necessário despojamento total. Quem vai para o deserto não pode levar muita bagagem. Só o estritamente necessário. Desocupado o coração dos ídolos, sente-se que é só Deus que conta. Por isso, deserto se torna tempo de revelação de Deus e restauração da santidade pessoal e comunitária", explica.
Ainda segundo o assessor Espiritual do CNB, durante a Quaresma os confrades e consócias devem preocupar-se  na celebração da verdadeira Páscoa Vicentina que consiste em: "(...) viver intensamente o encontro com os pequenos e marginalizados".

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados do Boletim Brasileiro - edição março/abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário