quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

RAMOS DA FAMÍLIA VICENTINA

Fráteres da Misericórdia desenvolvem trabalhos centrados no 'amor em ação' de São Vicente de Paulo

Não é só a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) que trabalha sob o carisma do patrono da caridade, São Vicente de Paulo. Existem outras instituições que professam o mesmo dogma, pertecendo à Família Vicentina. Uma delas é a dos Fráteres da Misericórdia, um grupo de religiosos que vivem a obediência, a castidade e o amor ao próximo.
Confira um pouco o trabalho desenvolvido por eles, que é sustentado no binômio 'amor em ação', de São Vicente de Paulo.


SOBRE A CONGREGAÇÃO DOS FRÁTERES
1) Origens
a) Fundação:
A congregação foi fundada a 25 de agosto de 1844, por um grande Bispo chamado Dom João Zwijsen.
b) Contexto histórico:
A juventude carente e abandonada de uma cidade chamada de Brabância, da Holanda na segunda metade do século XIX, era uma parte desprezada e marginalizada pelo governo do Reino, de tendência nitidamente protestante.
c) Espiritualidade:
Centrada na MISERICÓRDIA - Os Fráteres são uma Congregação Mariana. Maria, Mãe de Misericórdia, é o exemplo e modelo desse serviço prestado ao "menor na sociedade, com plena doação de si e pura de coração.
"O amor em ação", inspirado em São Vicente de Paulo, pais dos pobres. Deste modo, São Vicente passou a ser o Patrono do apostolado na Congregação.
A consagração definitiva a Deus é feita na Congregação Religiosa (FRÁTERES), que vive em Comunidade (Fraternidade), com os três votos: pobreza, castidade e obediência.
2) Espansão e apostolado
D) Região onde a congregação está presente:
Holanda ( Casa Mãe/província).
Bélgica ( Província).
Suriname.
Indonésia (Província).
Quênia ( Província).
Nammíbia.
Tanzânia.
Brasil ( 1960).
Estados Unidos.
Timor Leste.

e) Apostolado (trabalho):
Formação da juventude em seus múltiplos aspectos, ( Pastoral da Juventude, Cursos profissionalizantes...).
O menor carente, seu acolhimento, formação e acompanhamento, (temos Instituições que acolhe e educam menores para vida).
outras atividades: em paróquias, CEBS, pregação de retiro. formação catequética para os leigos, universidades, Hospitais, etc.
f) Carisma:
A MISERICÓRDIA significa: abrir plenamente o coração atingindo pela graça de Deus. Na vida diária, encontram Deus tanto nas obras de caridade e nos trabalhos feitos em obdiência, como na oração. Seguem o exemplo de nosso Senhor Jesus, que "passou pelo mundo fazendo o bem". Entregou-se até o aniquilamento na paixão e morte. O dom que fez de si mesmo, a Deus e aos homens não foi inútil.
"Tudo que fizestes a um destes meus irmãos mais pequeninos a Mim o fizestes".
É assim que esperam corresponder, como fráteres de Nossa Senhora, Mãe de Misericórdia, à vossa vocação recebida de Deus.
"Amemos a Deus, meus irmãos, amemos a Deus, mas que isto seja à custa dos nossos braços, que isto seja o suor de nossos rostos,´porque, muitas vezes, tantos atos de amor a Deus: gestos de doação, de complacência, de benevoL~encia e outros afetos (...) são muito suspeitos, quando não se chega à prática do amor efetivo."
São Vicente de Paulo

Inspira nos nesta opção de vida a figura de MARIA, invocada sob o título de MÃE DE MISERICÓRDIA, e o testemunho histórico de SÃO VICENTE DE PAULO (1581-1660).


FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados dos Fráteres da Misericórdia

Nenhum comentário:

Postar um comentário