quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Autor de livro sobre o tema vicentino de 2013 concede entrevista ao SSVPBRASIL


Em 126 páginas, o padre Mizaél Donizetti Poggioli apresenta um ensaio sobre o tema adotado pela Sociedade de São Vicente de Paulo em todo o mundo: 'Amor, Caridade e Justiça'. O livro, de mesmo nome, já está sendo comercializado e pode ser adotado como Leitura Espiritual em reuniões.
Em entrevista ao site SSVPBRASIL,o autor - que é da Congregação da Missão, Ramo da Família Vicentina - explica o motivo de escrever sobre o assunto.

SSVPBRASIL - Por que falar deste tema: Amor, Caridade, Justiça?
Padre Mizaél - O tema “Amor, Caridade e Justiça” foi escolhido pelo Conselho Geral Internacional da Sociedade de São Vicente de Paulo para 2013, quando se celebra os 200 anos de nascimento do principal fundador da SSVP, o beato Frederico Ozanam (1813-2013). Sabiamente escolhido, o tema “Amor, Caridade e Justiça” é a essência da vida e da obra de Frederico Ozanam. Amor e Caridade perpassam em toda sua atuação desde o círculo de amizade que tinha na Universidade, quanto sua atuação com os Pobres. Justiça porque Frederico Ozanam logo cedo percebeu que a Caridade não basta, é preciso lutar pela dignidade dos Pobres.

SSVPBRASIL - Em sua opinião, quais aspectos o mundo carece destes três preceitos?
Padre Mizaél - O mundo precisa igualmente de todos estes as-pectos. Amor/Caridade e Justiça constituem a essência da men-sagem de Jesus. Foi por isso que Ele morreu na Cruz. Vicente de Paulo e Frederico Ozanam, inspiradores da Espiritualidade Vicentina, igualmente lutaram por isso. O mundo de hoje precisa a-prender o que o Amor/Caridade e a Justiça constituem o funda-mento para a criação de uma sociedade mais humana.

SSVPBRASIL - Como é possível praticar o Amor, a Caridade e Justiça?
Padre Mizaél - Frederico Ozanam dizia que “a Justiça já supõe muito amor”. A prática do “Amor, Caridade e Justiça”, na Espiritualidade Vicentina, manifesta-se na defesa das causas dos Po-bres, na luta pela Justiça Social e na incansável busca da digni-dade dos Pobres.

SSVPBRASIL – De qual forma o livro pode ajudar no dia a dia da Conferência Vicentina?
Padre Mizaél - O livro, cujo título é o próprio tema de 2013 - “Amor, Caridade e Justiça” – pode auxiliar as Conferências Vicentinas a entrarem na dinâmica de reflexão dos pontos mais importantes daquilo que Frederico Ozanam nos deixou, ou seja, o compromisso incondicio-nal pela causa dos Pobres e a maneira de como se pode amar a Deus. “Nós amamos a Deus nas pessoas dos Pobres”, dizia Frede-rico Ozanam.

SSVPBRASIL - Qual experiência o senhor traz para a evangeli-zação com esta obra?
Padre Mizaél - Em primeiro lugar, o que a obra propõe é continuar a despertar nas pessoas a importância da Espiritualidade Vicentina. Frederico Ozanam foi um grande Vicentino. Soube entender que a essência da mensagem de Jesus é o Amor/Caridade e Jus-tiça. Depois, dentro desta mesma perspectiva, suscitar um maior engajamento pela causa dos Pobres.

SSVPBRASIL - A quem o livro se destina?
Padre Mizaél - Sendo Frederico Ozanam a pessoa que mais intensamente viveu a Espiritualidade vicentina, de modo geral, o livro destina-se a toda Família Vicentina. Poderá ser uma contribuição para conhecer mais de perto seu dinamismo e seu compromisso com Jesus Cristo, por meio da Caridade e da Justiça. Especifi-camente, acredito ser de grande auxílio para os Confrades e Consócias nas Conferências Vicentinas. Este ano de 2013 é uma boa oportunidade para conhecer mais de perto esse jovem Frederico Ozanam, que sonhava “reunir o mundo todo numa grande rede de Caridade”.

SSVPBRASIL - Aberta. Pode completar com a informação que julgar necessária.
Padre Mizaél - Sumamente importante aproveitar esse ano de 2013 para a divulgação da Espiritualidade de Frederico Ozanam e da Sociedade de São Vicente de Paulo. “Nós não sabemos amar a Deus de outra maneira, amamos a Deus nas pessoas dos Pobres” (Frederico Ozanam).

Título: Amor Caridade Justiça
Coleção Vicentina - nº 41
Formato do livro: 12,5 x 18,5 cm
Páginas: 126
Preço: R$ 10,00 (mais despesas de despacho)

Pedido para: mizaelpoggioli@uol.com.br


FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário