quinta-feira, 31 de maio de 2012
Padre Eli Chaves opina sobre o 'Vamos aos Pobres'
O tema escolhido pelo Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP), que 'Vamos aos Pobres', tem rendido muitas reflexões nas Unidades Vicentinas brasileiras, fazendo com que os confrades e consócias discutam formas de estar cada vez mais em contato com os vulneráveis sociais. A temática já rendeu artigos, livro e até uma edição do Boletim Brasileiro.
Em visita ao Brasil, o padre Eli Chaves (da Congregação da Missão - CM), assessor da Família Vicentina Internacional, também opinou sobre o assunto. "Acredito que continua mutíssimo válida e atual a proposta básica de Ozanam: visitar os Pobres, conhecer a realidade concreta, dialogar com os Pobres, ouvir seus clamores, despertar sua participação dentro de seus valores e necessidades e, com compaixão e solidariedade, procurar servi-Lo". Acrescenta. "O Pobre não é uma realidade virtual, mas real e concreta, de carne e osso, é preciso, pois, sair do próprio mundo, das próprias ideias, da própria casa e ir ao encontro do Pobre lá onde Ele vive. Com o contato e diálogo com os Pobres e na força do amor inventivo ao infinito, Deus fala e apresenta-nos muitas perspectivas e propostas de serviço".
Ainda segundo o padre Eli, a Sociedade de São Vicente de Paulo está no caminho certo quanto aos trabalhos desenvolvidos pelos Pobres. "Sinto que é uma associação caritativa viva, com uma significativa atuação junto aos Pobres e com um grande potencial a desenvolver".
O assessor da Família Vicentina Internacional é mineiro de Bambuí, tem 58 anos e, atualmente, mora em Roma (Itália).
Veja entrevista completa na edição maio/junho da revista Boletim Brasileiro.
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados da revista Boletim Brasileiro
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário