terça-feira, 17 de abril de 2012
São Vicente fundou a Congregação da Missão há exatos 387 anos
Na semana quando a Família Vicentina Internacional está reunida na cidade de Aparecida (SP), um dos ramos dela completa 387. É a Congregação da Missão, formada por padre que professam o carisma vicentino, de amor incondicional a Deus, por meio dos Pobres.
A Congregação da Missão foi fundada no dia 17 de abril de 1625, por São Vicente de Paulo. Os membros são conhecidos como padres e irmãos vicentinos ou lazaristas (porque a primeira casa da Congregação, em Paris, se chamava "Casa de São Lázaro").
A Congregação da Missão é uma sociedade de vida apostólica. Conta atualmente com quase 4000 membros, presentes em diversos países e atuando em missões, seminários, paróquias, colégios e obras diversas de serviço aos Pobres.
ElaW nasceu da experiência de São Vicente que, na descoberta de Cristo presente nos Pobres, se consagrou inteiramente ao serviço dos empobrecidos. Por isso, a Congregação procura orientar a vida e trabalho dentro de algumas características bem específicas e próprias:
a) O espírito da Congregação é a participação no espírito de Cristo Evangelizador dos pobres. Portanto, seu espírito contém aquelas íntimas disposições de Cristo que São Vicente desde o início recomendava aos seus missionários: amor e caridade para com o Pai; caridade efetiva e compassiva para com os pobres; docilidade para com a Divina Providência.
b) Buscando se revestir do espírito de Cristo Evangelizador dos Pobres, a Congregação procura exprimir seu espírito por meio de cinco virtudes: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo.
c) A Congregação se compõe de padres e leigos consagrados (irmãos), que vivem e trabalham em comunidade e fazem os votos de Estabilidade, Pobreza, Castidade e Obediência.
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados da Congregação da Missão
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário