terça-feira, 31 de julho de 2012

Presidenta da SSVP brasileira faz palestra em Medellín

Representatividades vicentinas estiveram reunidas na semana passada, em Medellín (Colômbia), para o V Encontro Iberoamericano da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), com a participação do presidente internacional, confrade Michael Thio. Na programação, momentos de espiritualidade e formação, a exemplo da palestra conduzida pela consócia Ada Ferreira, presidente da SSVP no Brasil, sobre a juventude.
A formação da consócia Ada foi transmitida ao vivo pela Ozanam.tv, na última sexta (27), às 16h (horário de Brasília). Mais de 70 pessoas acompanharam a formação.
Participaram do evento representantes de 28 países. O tema deste ano foi: "Crescimento da SSVP, em quantidade e qualidade". O encerramento ocorreu no domingo (28), com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo auxiliar de Medelin, Hugo Torres Marin.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados do CGI
 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

CBJP reúne representantes de Comissões de Justiça e Paz de todo país


Começou nesta quarta-feira, 25 de julho, e termina na próxima sexta-feira em Brasília (DF) o 13º Encontro da Rede Brasileira de Comissões de Justiça e Paz. A promoção é da Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à CNBB, e reúne os representantes destas comissões e entidades afins de todo o país.
“A ideia é que cada um retorne para o trabalho em suas comunidades, movimentos, dioceses e congregações, com ânimo renovado e mais articulados, já que aqui temos também a perspectiva de fortalecer a nossa integração em rede, trocando experiências”, explica o secretário-executivo da CBJP, Pedro Gontijo.
Na abertura do encontro, foi realizado um momento de resgate da mística sobre a tradição e o papel do leigo na Igreja, inspirado especialmente pela herança do Concílio Vaticano II, como explica Pedro. “Percebemos que a Igreja tem que ser fermento na massa, sal da terra, e a gente tem que olhar o mundo com um olhar mais positivo, na perspectiva da missão, da Igreja como Povo de Deus, que participa. Resgatar o Concílio é trazer toda esta vibração para a Igreja no mundo inteiro”.
Os participantes acompanham na tarde e noite desta quarta-feira uma análise da conjuntura social e eclesial, e realizam discussões em grupo. Na quinta-feira, será a vez de ouvir o comunicado das comissões sobre o trabalho realizado, a fim de montar um painel sobre as ações das Comissões pelo país.
“Nossas Comissões tem um histórico de luta contra a corrupção eleitoral, e vamos avaliar a nossa articulação neste momento”, afirma Pedro, recordando a conquista da Lei da Ficha Limpa. “Este é o primeiro ano de uma efetiva aplicação desta lei, portanto um momento importante de avaliar tudo isso também na perspectiva das nossas comunidades”.
Na quinta-feira, haverá a discussão do tema da 5ª Semana Social Brasileira, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Caridade, Justiça e Paz da CNBB. “A principal missão das nossas Comissões é promover a participação: nós, como Igreja, como leigos, devemos participar dos processos de acompanhamento, de gestão do Estado, do Legislativo e do Judiciário”, recorda o secretário da CBJP.
FONTE: CNBB/ssvpbrasil.org.br

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ceris e Promocat alertam sobre golpe aplicado em diversas paróquias de todo país


O Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (CERIS), órgão vinculado à CNBB e responsável pelo Anuário Católico do Brasil, divulgou nota conjunta com a empresa Promocat Marketing Integrado sobre a cobrança indevida de serviços junto a paróquias de todo o país. A empresa, que é a única autorizada a realizar o Censo Anual da Igreja Católica do Brasil, esclarece que não está executando cobrança em cartório de nenhuma paróquia ou outra entidade da Igreja no Brasil.
“Assim como ocorreu em outra ocasião, empresas não autorizadas que se passam por cartório de títulos e protestos, estão ligando para as paróquias, dioceses e casas religiosas que constam no Anuário Católico dizendo que as mesmas estão em débito com o CERIS por terem adquirido o Anuário, e que tais débitos se não pagos imediatamente, serão protestados. Esta ação criminosa trata-se de golpe aplicado por empresas e pessoas más intencionadas com o único objetivo de ludibriar as pessoas relacionadas no Anuário”.
A seguir, a íntegra da nota publicada pelas entidades.
NOTA DO CERIS E DA PROMOCAT SOBRE COBRANÇA INDEVIDA DO ANUÁRIO CATÓLICO
O CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais, órgão oficial da Igreja responsável pelo Anuário Católico do Brasil e a Promocat Marketing Integrado, única empresa autorizada pelo CERIS e pela CNBB para a realização do Censo Anual da Igreja Católica do Brasil e para a publicação do Anuário, vem esclarecer que não estão executando cobrança em cartório de nenhuma paróquia ou outra entidade da Igreja no Brasil.
Assim como ocorreu em outra ocasião, empresas não autorizadas que se passam por cartório de títulos e protestos, estão ligando para as paróquias, dioceses e casas religiosas que constam no Anuário Católico dizendo que as mesmas estão em débito com o CERIS por terem adquirido o Anuário, e que tais débitos se não pagos imediatamente, serão protestados. Esta ação criminosa trata-se de golpe aplicado por empresas e pessoas más intencionadas com o único objetivo de ludibriar as pessoas relacionadas no Anuário.
O CERIS e a Promocat esclarecem ainda que não cobram, em hipótese alguma, pela publicação dos dados oficiais da Igreja publicados no Anuário. Tal publicação é gratuita e tem como base o Censo Oficial da Igreja no Brasil. Somente a venda do livro impresso - “Anuário Católico” - é cobrado de quem o adquire.
Nesse sentido, reafirmamos que selamos o compromisso de seriedade e o zelo para com o Censo da Igreja, além de confirmar que não existem protestos de nenhuma razão relacionados ao Anuário Católico do Brasil e não há empresas autorizadas a falar em nome do CERIS ou da Promocat. Aproveitamos para pedir que divulguem essa nota para evitar que pessoas de bem, caiam no golpe que estão tentando aplicar.
Desse modo, quando alguém ligar em sua paróquia, comunidade ou diocese, imediatamente desligue o telefone, e entre em contato conosco.
Na unidade da Igreja,
CERIS / Promocat
www.ceris.org.br
www.promocat.com.br
cadastro@promocat.com.br
(11) 2099 6688
FONTE: CNBB/www.ssvpbrasil.org.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ATITUDE É TUDO - Com Deus é Mais



Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer.
Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer.
Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a resposta seria logo:
"Se melhorar, estraga."
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:
"Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo. Como faz isso?"
Ele me respondeu:
"A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo:
Luis, você tem duas escolhas hoje: Pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho! ficar de bom humor.
Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo.
Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida."
"Certo, mas não é fácil" - argumentei.
"É fácil sim" disse-me Luis. "A vida é feita de escolhas.
Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha.
Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor.
É sua a escolha de como viver sua vida."
Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava dele quando fazia uma escolha.
Anos mais tarde, soube que Luis cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã.
Foi rendido por assaltantes. Dominado, enquanto tentava abrir o cofre, sua mão tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo.
Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele.
Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.
Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo.
Encontrei Luis mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu:
"Se melhorar, estraga."
Contou-me o que havia acontecido perguntando:
"Quer ver minhas cicatrizes?"
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.
"A primeira coisa que pensei foi que deveria ter trancado a porta de trás" respondeu. "Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas:
Poderia viver ou morrer. Escolhi viver !"
"Você não estava com medo ?" Perguntei.
"Os paramédicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: "Esse aí já era". Decidi então que tinha que fazer algo."
"O que fez ?" Perguntei.
"Bem. Havia uma enfermeira que fazia muitas perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa."
Eu respondi: "sim".
"Todos pararam para ouvir a minha resposta. Tomei fôlego e gritei:
"Sou alérgico a balas!" Entre risadas lhes disse:
"Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como morto."
Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas também graças à sua atitude.!
Aprendi que todo dia temos opção de viver plenamente.
Afinal de contas, "ATITUDE É TUDO"
Fonte: www.catequisar.com.br

Nova oração a Ozanam é destaque no 'SSVP Expresso' de julho

As principais notícias do mês estão reunidas no 'SSVP Expresso' - o projeto de newsletter do Departamento de Comunicação do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente e Paulo. Na edição de julho, o informativo destaca a nova oração pela canonização do beato Frederico Ozanam.
Faça download AQUI!
Você pode receber o 'SSVP Expresso' no seu e-mail. Basta fazer contato pelo link 'Fale Conosco', do site SSVPBRASIL.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL
 
 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Museu da Liturgia é inaugurado em Tiradentes (MG) exibindo acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional


Foi inaugurado no mês de abril na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, o primeiro Museu da Liturgia da América Latina. Desejo antigo do historiador Olinto Rodrigues, do Padre Ademir Longatti e de toda a comunidade tiradentina, que ansiava por um local adequado e seguro para o armazenamento e exposição do rico acervo pertencente à Paróquia de Santo Antônio, a construção do espaço se tornou possível por meio do apoio direto e não incentivado de R$ 8,8 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O Banco investirá, ainda, R$ 1,7 milhão para a manutenção da instituição em seus quinze primeiros meses de funcionamento, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Concebido, coordenado e implantado pelo Santa Rosa Bureau Cultural, o projeto contemplou a recuperação de mais de 430 peças dos séculos XVIII a XX, entre pinturas, prataria, ex-votos, esculturas, imagens, objetos em metal e madeira, paramentos, missais e outros artigos religiosos de diversas tipologias. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o conjunto permaneceu guardado em sacristias durante longo período, estando em acentuado estado de deterioração.Museu_mg2
Para abrigar o Museu da Liturgia, seu histórico prédio também foi restaurado. A edificação, construída para uso residencial no começo do século XVIII, foi doada para a Paróquia de Santo Antônio em 1893, se tornando Casa Paroquial. Para a instalação do museu, todos os elementos característicos da construção (que sofreu três acréscimos durante o século XX, totalizando 553 m2) foram mantidos ou recuperados, incluindo suas cores originais. Um novo anexo, com 185 m2, foi levantado ao fundo para abrigar a reserva técnica e o espaço educativo.
O projeto museográfico criou um espaço de linguagem e ambiência contemporâneas, com belas e sensíveis instalações audiovisuais que dialogam com os objetos expostos. “O anseio do museu é proporcionar um outro tipo de experiência frente a um acervo estático. É criar uma atmosfera para que o visitante seja transportado para um outro universo e viva um momento de imersão cultural e transcendência, independente de sua crença ou religião”, afirma Eleonora Santa Rosa, diretora do Santa Rosa Bureau Cultural e ex- Secretária de Estado de Cultura de Minas Gerais (2005-2008), responsável pela concepção da iniciativa.
Diretora geral do projeto de implantação, Eleonora convidou para equipe técnica de conceituação do museu o designer Ronaldo Barbosa (responsável pelo projeto museográfico, visual e concepção arquitetônica), o filósofo Carlos Antonio Leite Brandão (responsável pelo conteúdo e textos de base), o Padre Lauro Palú e o Padre Marco Antonio Morais Lima (assessores litúrgicos) e reuniu uma equipe multidisciplinar que gerou 380 empregos diretos e indiretos. Desde sua abertura, a direção do museu está a cargo de Maria Cristina Seabra de Miranda, arquiteta e especialista em preservação do patrimônio histórico.
Percurso Museográfico: Uma visita ao museu da liturgia
museu_mg3O pátio externo, uma área de cerca de 260 m2 aberta ao público, é um espaço de acolhimento e reflexão, uma ruptura com o mundo cotidiano. O muro de pedra teve sua extensão original recuperada e ganhou um painel com símbolos que são reconhecidos durante a visita ao museu. Sete totens, inspirados em antigos confessionários, reproduzem salmos, provérbios, trechos do Genesis, Eclesiastes e a trilha sonora do museu composta com exclusividade por Marco Antonio Guimarães, fundador e diretor do grupo de música instrumental Uakti, reconhecido internacionalmente.
O piso de cimento liso tem intervenções em mármore e granito, compondo tapetes em pedra que lembram estruturas encontradas no Vaticano e estão posicionadas aos pés dos bancos, instalados sob as copas das árvores. Uma mesa com treze assentos dispostos de um único lado faz referência à Santa Ceia, mas é usada como suporte para a linha do tempo, que traz informações sobre a cidade e o museu. Ao fundo, uma espiral de pedras sobre o chão cimentado, inspirada no labirinto da Catedral de Chartres, convida o visitante a uma pequena caminhada de meditação e busca interior.
Museu4O hall de entrada estabelece uma relação entre a liturgia, a cultura e a comunidade civil, prestando uma homenagem à população tiradentina. O mosaico no chão representa os tradicionais tapetes de serragem confeccionados para festejos culturais e religiosos da cidade e a “tela trilho” – conjunto de monitores dispostos verticalmente na parede – exibe imagens de celebrações filmadas durante o ano passado em igrejas e nas ruas de Tiradentes e região.
De pé direito alto, o hall é o único espaço que liga a parte térrea (o antigo porão da Casa Paroquial), onde estão as salas ‘Liturgia da Palavra’ e ‘Eucaristia e Páscoa’, ao piso superior do museu, com as salas ‘Sacramentos e Sacramentais’, ‘Devoção Popular’ e ‘Gestos Litúrgicos’.
A sala ‘Liturgia da Palavra’ é dedicada aos ensinamentos e aos que difundiram a palavra divina. Reúne elementos diretamente ligados à leitura e ao conhecimento, como os missais (livro de orações e textos utilizados nas missas durante o período de um ano) e suas estantes de apoio, e artigos que compõe o ambiente adequado para a transmissão da palavra, como os paramentos (vestes oficiais do clero nas funções do culto divino). Destaque para a ‘Estola de veludo com galões e franjas’ (séc. XIX), produzida com fios de ouro, e o ‘Missal romano’ (1721, Bélgica), uma das peças mais antigas do acervo e a que demandou maior esforço de recuperação.
Seguindo o percurso, o visitante chega à sala ‘Eucaristia e Páscoa’ (o principal sacramento e o mais importante ciclo litúrgico), que exibe as paredes de pedra originais da casa e teve o cimento liso do piso também empregado nas bases e suporte das peças, dando amplitude ao espaço e foco nos objetos expostos. Duas grandes bancadas envidraçadas ocupam a maior parte da sala. Uma reúne 30 castiçais e dois pares de candelabros em prata e a outra, 18 castiçais de estanho e 18 castiçais mais três tocheiros em madeira, todos dos séculos XVIII e XIX.
Entre cálices, turíbulos (ou incensórios), galheteiros e navetas (para guardar incenso), há uma trabalhada ‘Urna do Santíssimo ou dos pré-santificados’ (séc. XVIII), em madeira recortada e entalhada, que tem fechadura à chave para o armazenamento das hóstias da missa de Sexta-feira da Paixão, e um raríssimo conjunto de três ‘Palmas de altar’ (séc. XVIII e XIX), de papel, madeira e malacacheta, que são as únicas restantes em Minas Gerais.
Museu5No pavimento superior, a sala ‘Sacramentos e Sacramentais’ abre espaço para o dia-a-dia da fé. Apresenta peças usadas nos ritos dos sete sacramentos, como uma concha de batismo, um confessionário e os frascos dos Santos Óleos, e nas práticas cotidianas de comunhão com o divino, como a pia de água benta, crucifixos e imagens de Cristo, como a escultura ‘Senhor da Coluna’ (séc. XVIII), de João Ferreira Sampaio, que representa a flagelação de Cristo, despido de suas vestes e atado à coluna do palácio.
A sala ‘Devoção Popular’ representa as muitas celebrações religiosas de Tiradentes. Todos os itens expostos no Museu da Liturgia podem ser solicitados para o uso da comunidade nestes festejos, como as lanternas e cruzes processionais ou as imagens de santos cultuados na cidade, como Santana Maestra, padroeira dos mineradores, carpinteiros, marceneiros e dos lares.
Entre as imagens, há diferentes exemplares de roca, produzidas em estruturas de madeira e vestidas com trajes de tecidos, que transmitem realismo e são usadas em procissões. Destaque para a escultura de ‘São Jorge’ com escudo de centurião (séc. XVIII), de Antônio da Costa Santeiro, que, esculpida em escala humana e com articulações nas pernas, saía na procissão de Corpus Christi montada em cavalos.
Este espaço apresenta ainda três pinturas do artista tiradentino Manoel Victor de Jesus, como ‘Nossa Senhora do Desterro’ (1788), uma extensa vitrine com 43 resplendores e seis diademas, que adornam as cabeças de santos e santas, respectivamente, e um conjunto de nove pinturas de ex-votos, acompanhadas por uma bancada com 26 mãos de imagens de roca.
museu6A última sala do museu foi destinada aos ‘Gestos Litúrgicos’. O ambiente, especialmente iluminado e com a trilha sonora mais presente, é um convite para que o visitante, no final do percurso, se sente e assista ao vídeo, e se integre às belíssimas imagens exibidas em um mosaico com onze monitores, que retrata sinais simples, mas cheios de significados, como juntar as mãos, erguê-las aos céus, ajoelhar-se ou simplesmente inclinar a cabeça. “Queríamos proporcionar uma culminância no percurso museográfico possibilitando um sentimento de paz e tranquilidade ao término da visita e optamos por este impacto silencioso”, explica Eleonora Santa Rosa.
Projeto educativo e multimídia ampliando o conhecimento
Com a proposta de explorar as relações entre o passado e o presente e entre o patrimônio material e imaterial a partir de peças do acervo, o projeto educativo do Museu da Liturgia foi especialmente concebido de maneira a atender aos diferentes interesses de grupos, sejam eles moradores de Tiradentes ou turistas, jovens ou adultos, religiosos ou não religiosos. Para as crianças, marionetes e jogos lúdicos possibilitam trabalhar e ampliar os conteúdos de forma divertida. Um livreto informativo e monitores treinados presentes nas salas expositivas auxiliam o visitante independente.
O Museu da Liturgia conta com dois terminais multimídia (um na sala ‘Sacramentos e Sacramentais’ e outra na sala do educativo) com tecnologia touchscreen e um grande volume de imagens, vídeos, textos explicativos, documentos históricos, mapeamento da edificação e fotos referentes ao acervo. Também disponível em versão resumida no site www.museudaliturgia.com.br, esse conteúdo permite a análise dos eixos temáticos abordados no museu e o aprofundamento no universo litúrgico.
Para entender mais sobre o projeto de restauro do acervo e a construção do Museu da Liturgia, acesse o link http://vimeo.com/44340154 e assista ao vídeo.
Fonte: Site do SSVPBRASIL

terça-feira, 24 de julho de 2012

Santuário de Aparecida lança canal para a juventude

Nesta segunda-feira (23), o Santuário Nacional de Aparecida lançou o Canal Oficial exclusivo de comunicação com a juventude. O objetivo é estar junto aos jovens na contagem regressiva de um ano para a 27ª Jornada Mundial da Juventude, que vai acontecer em julho no Rio. Paralelo a cobertura de todos os eventos do Santuário ligados à Jornada como a 4ª Romaria Nacional da Juventude, o 1º Halell Internacional de Aparecida e a Semana Missionária, a ideia do Canal Jovens de Maria também é ser espaço onde será possível ter acesso a conteúdos multimídia. Serão notícias, artigos e dicas para grupos de jovens. Em desenvolvimento pela equipe do Portal A12, o Canal também conta com um espaço de interatividade através das redes sociais.
Entretanto, depois de passar pelo Sudeste, pelo Nordeste e pelo Centro-Oeste do Brasil, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora iniciam em agosto a peregrinação pela Amazônia. O primeiro regional da CNBB a ser visitado será o Noroeste, formado pelos Estados de Rondônia e Acre, e pelo sul do Estado do Amazonas.
A peregrinação começa na Diocese de Ji-Paraná, (RO) no dia 1º de agosto. A Diocese de Guajará-Mirim acolherá os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em dois momentos: primeiro nas cidades de Colorado do Oeste e de São Miguel do Guaporé, que estão mais próximas de Ji-Paraná, e depois na sede diocesana.
As duas capitais do regional celebrarão o Bote Fé: Porto Velho, no dia 18 de agosto e Rio Branco, no dia 25. A última diocese do Regional a receber a Cruz e o Ícone será a de Cruzeiro do Sul (AC), no dia 27 de agosto. Já em setembro os Símbolos chegam ao Regional Norte 1, composto pelo restante do Estado do Amazonas e pelo Estado de Roraima. Em outubro será a vez do regional Norte 2, formado pelo Pará e pelo Amapá. Em novembro a Cruz e o Ícone seguem para o Rio Grande do Sul e em dezembro, deixam o Brasil temporariamente, para peregrinar pelos países vizinhos.
Estão abertas, até o dia 31 de agosto de 2012, as inscrições para que congregações, movimentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas - o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta.
A escolha dos inscritos obedecerá como critério: presença ativa da candidata no Brasil, presença ativa em outros países e classificação da Instituição dentro do Código de Direito Canônico. Os movimentos que não possuem reconhecimento a nível pontifício nem diocesano também podem se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das Entidades canonicamente regularizadas.
FONTE: RÁDIO VATICANO/www.ssvpbrasil.org.br
 
 

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Solidariedade

O nome dele era Fleming e era um pobre fazendeiro escocês. Um dia, enquanto trabalhava para ganhar a vida e o sustento para sua família, ele ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Largou suas ferramentas e correu para lá.
Lá chegando, enlameado até a cintura de uma lama negra, encontrou um menino gritando e tentando se safar da morte. O fazendeiro Fleming salvou o rapaz de uma morte lenta e terrível. No dia seguinte, uma carruagem riquíssima chega à humilde casa do escocês. Um nobre elegantemente vestido sai e se apresenta como o pai do menino que o fazendeiro Fleming tinha salvado.
" Eu quero recompensá-lo", disse o nobre. " Você salvou a vida do meu filho".
" Não, eu não posso aceitar pagamento para o que eu fiz", responde o fazendeiro escocês, recusando a oferta. Naquele momento, o filho do fazendeiro veio à porta do casebre.
" É seu filho? " perguntou o nobre.
" Sim, " o fazendeiro respondeu orgulhosamente.
" Eu lhe farei uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe uma boa educação. Se o rapaz for como seu pai, ele crescerá e será um homem do qual você terá muito orgulho".
E foi o que ele fez. Tempos depois, o filho do fazendeiro Fleming se formou no St.Mary's Hospital Medical School de Londres, ficou conhecido no mundo como o notável Senhor Alexander Fleming, o descobridor da Penicilina.
Anos depois, o filho do nobre estava doente com pneumonia.
O que o salvou? Penicilina.
O nome do nobre? Senhor Randolph Churchill.
O nome do filho dele? Senhor Winston Churchill.
Alguém disse uma vez que a gente colhe o que a gente planta.
Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro.
Ame como se você nunca tivesse tido uma decepção.
Dance como se ninguém estivesse te assistindo.
Fonte: Site catequisar.com.br

sexta-feira, 20 de julho de 2012

CNB apresenta sugestão de roteiro para elaboração de 'Projetos Sociais'

Os vicentinos que desejam ser contemplados pelos 'Projetos Sociais' do Conselho Nacional do Brasil (CNB), no entanto, não sabem como elaborar a documentação, conta agora com uma ajuda. A Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) brasileira disponibiliza um roteiro para ser seguido pelos interessados (BAIXE-O AQUI).
O modelo proposto pelo CNB contém: justificativa, metodologia, objetivos, cronograma, dentre outros.

A INICIATIVA
Os 'Projetos Sociais' do CNB visam a distribuição de rendas para iniciativas que visem a promoção social. Se você quer saber mais sobre o assunto, cole o link a seguir em seu navegador: http://www.ssvpbrasil.org.br/?pg=noticias_default&codigo=1527

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL
 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

SANTA DA FAMÍLIA VICENTINA Primeira aparição da Virgem Maria a Santa Catarina de Labouré aconteceu há 182 anos


Na noite do dia 18 de julho de 1830, Santa Catarina de Labouré recebeu uma visita milagrosa: a da Virgem Maria. Hoje, passados 180 anos, o site SSVPBRASIL propõe que os vicentinos relembrem este fato marcante para a Família Vicentina:

Onde aconteceu: Na França.

Quando: Em 1830.

A quem: A Santa Catarina Labouré.

As aparições de Nossa Senhora a Santa Catarina Labouré, em 1830 – Paris; marcaram o início de um ciclo de grandes revelações Marianas.

Esse ciclo prosseguiu em La Salette (1846), em Lourdes (1858) e culminou em Fátima – Portugal (1917).

Desde 1830 Nossa Senhora se manifesta deplorando os pecados do mundo, oferecendo perdão e misericórdia à humanidade pecadora e prevendo severos castigos caso ela não se convertesse. Mas também anunciando que, após esses castigos, viria um triunfo esplendoroso do Bem.
Em novembro de 1876, um mês antes de sua morte, Santa Catarina Labouré afirmou: “Virão grandes catástrofes.... o sangue jorrará nas ruas. Por um momento, crer-se-á tudo perdido. Mas tudo será ganho. A Santíssima Virgem é quem nos salvará. Sim, quando esta Virgem, oferecendo o mundo ao Padre Eterno, for honrada, seremos salvos e teremos a paz”.
E em 13 de julho de 1917, Nossa Senhora prometeu formalmente em Fátima: “Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará”.

                                                  # # #

No ano de 1830 a Imaculada Virgem Maria vem a terra para mostrar e relembrar a seus filhos o caminho que leva a seu Filho e Nosso Senhor Jesus Cristo.
Ela veio do Céu para trazer-nos um sinal, o seu retrato em uma Medalha bendita derramando Suas Graças aos filhos que pedirem a sua intercessão; e por causa dos seus prodígios e milagres, o povo cristão deu a esta medalha o título de “Milagrosa”.
A Medalha Milagrosa é um rico presente que Maria Imaculada quis oferecer ao mundo no século XIX, como penhor dos seus carinhos e bênçãos maternais, como instrumento de milagres e como meio, de preparação para a definição dogmática de 1854.
Foi na comunidade das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo, que a Santíssima Virgem escolheu a confidente dos seus desígnios, para recompensar de certo a devoção que o Santo São Vicente de Paulo, sempre teve à Imaculada Conceição de Nossa Senhora, e que deixou por herança aos seus filhos e filhas espirituais.
O instrumento que a Virgem escolheu para revelar seu desejo chamava-se Catarina Labouré. Ela nasceu em 2 de maio de 1806, na Côte d'Or, na França, e aos 24 anos de idade tomou o hábito das Filhas da Caridade. Noviça ainda, muito humilde, inocente e unida com Deus, era ternamente devota à Santíssima Virgem, a quem escolhera por Mãe que desde pequenina ficara órfã. Ardia em contínuos desejos de ver Nossa Senhora e instava com o seu Anjo da Guarda para que lhe alcançasse este favor.
           
1ª Aparição: 18 a 19 de Julho de 1830.

A primeira aparição ocorreu durante a noite do dia 18 a 19 de julho de 1830. A Virgem Gloriosa apareceu à irmã Catarina Labouré, Filha da Caridade de São Vicente de Paulo.
Às onze e meia da noite, a irmã Catarina se acordou e ouviu claramente chamar 3 vezes:

"Irmã".

Olhou para o lado de onde vinha a voz, afastou a cortinado e viu um menino vestido de branco. Catarina viu nele o seu Anjo da Guarda.
O menino lhe disse:

"Venha à capela, a Santa Virgem Te espera".

Ela vestiu-se depressa e seguiu o Anjo, tendo-o sempre à esquerda.
As luzes por onde passaram estavam acesas, o que sobre tudo lhe causou admiração; mas muito maior foi o seu espanto quando, ao chegar à capela, a porta se abriu; mal o menino a tocou com a ponta dos dedos.
Na capela todas as velas estavam acesas. O menino a conduzia ao santuário, junto à cadeira do padre diretor.
Catarina espera e reza. Passado uma meia hora, o Anjo disse de repente:
 
"Eis a Santíssima Virgem".

Ao lado do altar, onde normalmente se lê a epístola, Maria desceu, dobrou o joelho diante do Santíssimo e vai sentar-se numa cadeira no coro dos sacerdotes.
Num abrir e fechar dos olhos a vidente se atirou aos seus pés, apoiado suas mãos sobre os joelhos maternais da Santa Virgem. Foi esse o momento mais belo de sua vida. Durante duas horas Maria falou com Catarina duma missão que Deus queria confiar-lhe e também das dificuldades que iria encontrar na realização da mesma.
         Conta-nos Catarina:
            Ela me disse como eu devia proceder para com meu diretor, como devia proceder nas horas de sofrimento e muitas outras coisas que não posso revelar”.
           Essas coisas que ela não podia contar em 1830, revelou-as depois:
        “Várias desgraças vão cair sobre a França; o trono será derrubado; o mundo inteiro será revolto por desgraças de toda sorte”. Falou também de “grandes abusos” e “grande relaxamento” nas comunidades de sacerdotes e freiras vicentinas, e que deveria alertar disso os superiores.
Voltou, em seguida, a falar de outros terríveis acontecimentos que ocorreriam em futuro mais distante, prevendo com 40 anos de antecedência as agitações da Comuna de Paris e o assassinato do Arcebispo; prometeu sua especial proteção, nessas horas trágicas, aos filhos e às filhas de São Vicente de Paulo.

Depois Maria desapareceu, e o Anjo a reconduziu para o dormitório.

FON TE: DERRADEIRAS GRAÇAS/www.ssvpbrasil.org.br

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Venda de materiais vicentinos está suspensa


A Tesouraria do Conselho Nacional do Brasil da Sociedade de São Vicente de Paulo (CNB/SSVP) informa: a venda de materiais vicentinos está suspensa por tempo indeterminado. De acordo com o confrade Roberto Soares, tesoureiro, esta ação ocorre por causa das obras de reforma que o prédio do CNB, no Rio de Janeiro, será submetido.
Neste período, não haverá outra forma de adquirir materiais vicentinos.
O Conselho Nacional do Brasil pede a compreensão dos confrades e consócias, garantindo que este transtorno se reverterá em benefícios tanto para os vicentinos, quanto aos assistidos, causa principal da existência da SSVP.
FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

terça-feira, 17 de julho de 2012

A EXISTÊNCIA DE DEUS !

Damico era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior. Era um homem bastante inteligente mas não acreditava na existência de Deus ou de qualquer outra coisa além do seu mundo
material.
Um certo dia, estava ele fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos dizendo que sua mãe estava passando mal e que se ela não tomasse o remédio logo iria morrer.
Muito nervoso e após insistência da criança, resolveu reabrir a farmácia para pegar o remédio.
Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro, entregou-o à criança, que agradeceu e saiu dali às pressas.
Minutos depois, percebeu que havia entregado o remédio errado para a criança e, se aquela mãe o tomasse, morte instantânea.
Desesperado, tentou alcançar a criança mas não teve êxito.
Gritou em desespero... e o tempo passava e nada acontecia.
Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer que se realmente existia um Deus que não o deixasse passar por assassino.
O tempo passava e ele, de joelhos ficava pensando que a mulher poderia já estar morta e, certamente, ele teria de pagar por isso.
Refletiu sobre suas intemperança, sobre seu mau humor, principalmente sobre sua insensatez.
De repente, sentiu uma mão tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar  deparou-se com a criança em prantos.
Naquele momento ficou desconsolado.
Mas tinha uma certeza: Deus, de fato, não existia.
Já podia imaginar o que estava para lhe acontecer.
O choro e o olhar triste daquela criança lhe atravessava a alma.
No entanto, como um lampejo de sabedoria, perguntou ao menino o que lhe havia acontecido.
Então aquela criança começou a dizer:
- "Senhor, por favor não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro do remédio, dá pro senhor me dar outro?"
---
Deus existe e te conhece pelo teu nome. Ele sempre tem o melhor para você, por mais que as circunstâncias
mostrem o contrário.
Creia neste amor que é maior do que qualquer um dos seus problemas, mesmo que estes sejam grandes e de difícil resolução.
Creia na vida melhor que Ele tem preparada para você!
Creia neste amor!
Creia em todos os instantes deste dia como se fossem milagres realizados só para você, pois você é, com toda certeza, um dos milagres de Deus aqui na Terra. 
Fonte: Site Catequisar.com.br

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Estão abertas as incrições para o Encontro Nacional do Denor


Novidade no público-alvo do Encontro Nacional do Departamento de Normatização e Orientação (Denor). Este ano, além de coordenadores de Denor dos Conselhos Metropolitanos (CM's), presidentes e assessores jurídicos, os vices-presidentes regionais também estão convidados. As inscrições já foram iniciadas e vão até o próximo dia 27 de julho. Elas devem ser encaminhadas ao seguinte endereço de e-mail: secretaria@ssvpcmb.org.br
O encontro do Denor acontece entre os dias 24 a 26 de agosto, em Brasília (DF). O evento terá como foco discussões sobre administração e controle do patrimônio imobiliário, além de atividades das Obras Unidas.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Bote Fé na Vida mobiliza 250 cidades na contagem regressiva para a JMJ Rio 2013


Esporte, saúde, fé e qualidade de vida integrados. Estes são os objetivos do “Bote Fé na Vida”, corrida e caminhada que vai movimentar simultaneamente 250 cidades de todo o Brasil no domingo, 22 de julho. Em cada cidade, os participantes vão percorrer a distância de 5 Km e marcar a contagem regressiva de um ano para a abertura da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013, marcada para os dias 23 a 28 de julho de 2013.
A iniciativa do “Bote Fé na Vida” é da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pelo Comitê Organizador Local (COL) da JMJ. Em cada cidade, há também apoiadores locais, que colaboram para a viabilização do evento.
No Rio de Janeiro o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, pretende reunir 28 mil pessoas nas 14 cidades onde o evento vai acontecer. As inscrições no Rio podem ser realizadas gratuitamente até o dia 20, ou até atingir o limite através do site www.rio2013.com.
"A JMJ é um dos eventos mais importantes no extenso calendário que o Rio de Janeiro tem para os próximos anos. Não tenho dúvidas de que este evento, que reúne esporte e fé, e que marca a contagem regressiva para o maior evento católico do mundo, será um sucesso", afirma o governador do Rio, Sergio Cabral. Os participantes farão a doação de 1 quilo de alimento não perecível, e receberão o kit de participação.
Na cidade do Rio de Janeiro, o local escolhido foi a Praia de Copacabana, com expectativa de 10 mil pessoas. “Queremos a participação de toda a família. Nossa intenção é incentivar os jovens para a vida saudável e despertar o esporte como canal de prevenção às drogas e promoção de saúde”, afirma dom Orani João Tempesta, presidente do COL e arcebispo do Rio.
“Esta corrida surge como uma extensão do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, sobre saúde pública, e exalta a importância da prática de esporte para manter a qualidade de vida”, afirma o diretor executivo do setor Pré-Jornada do COL, padre Jefferson Gonçalves de Araújo.
No estado do Rio de Janeiro, confira a seguir a lista das cidades e locais de concentração dos participantes:
Angra dos Reis: Escola Naval
Barra do Piraí: Catedral de Sant’Ana
Cabo Frio: Praia do Forte
Campos dos Goytacazes: Catedral São Salvador
Guapimirim: Praça Matriz
Itaperuna: Avenida Central
Nova Friburgo: Praça da Catedral de São João
Nova Iguaçu: Catedral de Santo Antônio
Petrópolis: UCP – Relógio Flores
Rio de Janeiro: Praça do Lido - Copacabana
São João de Meriti: Prefeitura de São João
Mangaratiba: Praia do Saco
Teresópolis: Igreja Matriz de Santo Antônio
Valença: Praça de Nossa Senhora da Glória

FONTE: CNBB/www.ssvpbrasil.org.br

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bento XVI homenageado com concerto no dia de São Bento


No dia em que a Igreja celebra São Bento, a orquestra Divan West-Eastern se exibe em concerto de homenagem ao Papa Bento XVI, na residência de Castel Gandolfo, onde se encontra para um período de descanso.
O concerto será regido pelo maestro argentino Daniel Barenboim e a orquestra, por ele fundada em 1999, é composta por músicos de Israel, Palestina, Síria, Jordânia, Egito, Líbano, Irã, Turquia e Espanha.
Após o concerto para o Pontífice, a orquestra prossegue sua turnê em Versalhes, Genebra, Londres, com a gravação de um concerto para a rede de TV e Rádio BBC, e Berlim. A arrecadação do espetáculo na Alemanha será destinada ao financiamento de projetos educativos organizados pela orquestra em Israel e na Palestina.
Antes do concerto desta tarde, o Cardeal Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Gianfranco Ravasi, fará um discurso de apresentação. Está confirmada também a presença do Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano, e de sua esposa.
A orquestra vai executar as sinfonias n. 6 em fá maior e a n. 5 em dó menor, de Ludwig van Beethoven. As duas obras do compositor alemão foram compostas quase simultaneamente, entre 1807 e 1808.
Um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos, Beethoven morreu aos 56 anos, e não se conhecem exatamente as causas de sua morte. Segundo o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937), “o resumo de sua obra é a liberdade: a liberdade política, a liberdade artística do indivíduo, sua liberdade de escolha, de credo e a liberdade individual, em todos os aspectos da vida”.

FONTE: RÁDIO VATICANO/ssvpbrasi.org.br

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Católicos pedem a Justiça que intensifique investigação para esclarecer o desaparecimento de padre vicentino


Já se passaram sete meses do desaparecimento do padre vicentino Alfonso Asencios Zuluaga (da Congregação da Missão - Ramo da Família Vicentina), no interior do Peru. Até agora, a Justiça ainda não conseguiu localizar o corpo do pároco. No último dia 27 de junho, católicos da cidade de La Banda de Shilcayo - onde o lazarista trabalhava - solicitou ao Poder Judiciário que as investigações sejam ampliadas, com a finalidade de esclarecerem o caso.
Os manifestantes, segurando placas, pediram que as autoridades não suspendam as buscas.
Três possíveis sequestradores do padre - Luis Olivera Olano, Marisela Cubas Cabrera e Sylvia Céliz Lopes - estão presos. A Polícia trabalha com a hipótese de que Alfonso Asenciou foi sequestrado para roubarem dele o dinheiro que ia ser destinado para a construção de uma paróquia em La Banda de Shilcayo.
O padre desapareceu no último dia 23 de novembro do ano passado, no distrito de Chazuta.

FONTE: DA REDAÇÃO DO SSVPBRASIL, com dados da Rádio Ideele

terça-feira, 10 de julho de 2012

"Igreja precisa de homens e mulheres evangelizadores", afirma dom Leonardo em Santarém (PA)

O Secretário-Geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, está em Santarém (PA) onde acompanha o encerramento do 10º Encontro dos Bispos da Amazônia, que começou na segunda, 02 de julho, e terminou no dia 6.

Em sua saudação aos participantes do encontro, destacou que é sempre bom, numa Conferência tão grande poder olhar e dizer que os leigos, os padres e os bispos da Amazônia ajudam a dar testemunho vivo do Evangelho, sendo presença pobre, simples, generosa e gratuita de Deus no meio dos povos desta região. São pessoas que vieram anunciar a boa nova com amor e dar testemunho de vida.

Dom Leonardo destacou que as experiências missionárias realizadas na Amazônia precisam ser levadas adiante e multiplicadas, para que no futuro mais pessoas estejam disponíveis a realizar o trabalho na região. “O nosso espírito missionário na Igreja do Brasil ainda precisa crescer muito. Ela está caminhando, eu creio que o Documento de Aparecida, o testemunho e as experiências têm ajudado, mas ainda é preciso dar muitos passos”, destacou.

Lembrou ainda que “a Igreja na Amazônia precisa de muita gente. Homens e mulheres, que realmente estejam dispostos a dar à vida pelos irmãos. E para isso é preciso muitas vezes de um despojamento. Nós sabemos que é preciso uma liberdade evangélica de vir e servir”.

Ao finalizar sua saudação enfatizou: “A gente não dá testemunho porque quer. A gente testemunha porque nos foi dada a graça de testemunhar”. E agradeceu a oportunidade de participar de um encontro tão importante para Igreja na Amazônia, de onde sairão propostas para um trabalho cada vez mais profético.
FONTE: CNBB/ssvpbrasil.org.br
 

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Permita que Deus...



Permita que Deus seja a única
pessoa em tua mente enquanto lê essa oração.

Se podemos perder tempo lendo piadas, histórias longas, devemos dar o mesmo respeito ao gesto de orar de verdade.
Amigos que oram juntos permanecem juntos.

"Querido Deus agradeço-te por este dia.
Agradeço-te por poder ver e ouvir esta manhã.
Sou abençoado porque és um Deus compreensivo e de perdão.
Tens feito tanto por mim, abençoando-me a cada dia.
Perdoa-me por tudo que tenho feito, dito ou pensado que não seja
agradável a Ti.

Mantém-me seguro, afastado de todo o perigo.
Ajuda-me a começar este dia
com uma nova atitude e muita gratidão.

Deixa-me fazer o melhor a cada
dia para clarear minha mente e assim poder ouvir-Te.

Expande a minha mente para
que possa aceitar todos os Teus desígnios.

Não permitas que me lamente das coisas
sobre as quais não tenho controle.

Permita-me continuar vendo o pecado através dos teus olhos Senhor, e que possa reconhecer o mal.

E quando cometer pecado, permita-me arrepender-me e confessar com minha boca meu mau procedimento, e assim receber Teu perdão.

Quando este mundo se fechar dentro de mim, deixa-me ir para longe e encontrar um lugar afastado para orar.

Esta é a melhor resposta quando me
empurram além dos meus limites.

Sei que quando não posso orar, Tu escutas meu coração.

Continua utilizando-me para fazer a Tua vontade.

Continua abençoando-me para que possa abençoar outras pessoas.

Mantém-me forte para que possa ajudar aos fracos.

Mantém meu ânimo elevado para que possa ter
palavras de consolo para o outro.

Peço pelos que se perdem e não podem encontrar seu caminho.
Peço pelos que sofrem mau juízo e não são entendidos.
Peço pelos que não Te conhecem intimamente.
Peço pelos que apagam esta
mensagem e não a compartilhem com os outros.

Peço pelos que não crêem.Mas Te agradeço porque eu CREIO.
Creio que Tu mudas as pessoas e as coisas.
Peço por todos os meus amigos
e inimigos, cada membro da família e seus lares.

Peço pela paz, o amor e a alegria dentro das famílias.
Que estejam sem dívidas e todas
as suas necessidades sejam resolvidas.

Rogo para que cada olho que
leia esta oração saiba que não há problema,
batalha, circunstância ou situação maior
que o SENHOR!

Peço para que estas palavras sejam recebidas nos corações, para que cada olho que as veja ou
cada boca que as proclame, confesse-as disposto:

Esta é a minha oração. Em nome do Senhor. Amém!"
Fonte: Site www.catequisar.com.br

sexta-feira, 6 de julho de 2012

DEPOIMENTO: "(...) sou uma Filha da Caridade e estou disponível para ser enviada onde eu seja necessária"


O site internacional das Filhas da Caridade - Ramo da Família Vicentina - divulga mensalmente um depoimento de uma Irmã, das diversas partes do mundo. Em julho, a contemplada é a norte-americana Bernadette Miller que, atualmente, trabalha em Paris. Confira o testemunho dela:

Aventuras na Missão
Ir. Bernadette Miller, F.C.
Aproximadamente uma vez por mês – às vezes mais frequentemente –, eu recebo um chamado da recepção, aqui da Casa Mãe, dizendo que há alguém pedindo para falar comigo. Frequentemente, é um amigo, colega de trabalho ou parente de uma Filha da Caridade nos Estados Unidos que foi enviado aqui para conhecer a Capela durante sua viagem a Paris. Se eu tiver sorte, MUITA sorte, é alguém que conheço pessoalmente, como um ex-aluno ou ex-colega de trabalho que veio a Paris numa excursão (veja a foto) e reservou tempo para vir aqui. Volta e meia, quando esses visitantes chegam, eles perguntam “Que tipo de formação você recebeu para ser secretária aqui?” Minha resposta habitual é algo como “Eu sou uma Filha da Caridade; estou disponível para ser enviada aonde for necessário”.
Depois de ouvir esta pergunta várias vezes, eu comecei a me perguntar a mesma coisa – o que ajudou a me preparar para esta missão aqui? Eu sou uma professora nata, você pode me tirar da escola, mas não pode tirar a escola de mim! Eventualmente, eu percebi que as últimas duas escolas onde trabalhei como diretora, antes de vir para Paris, contribuíram muito para minha formação para este serviço. Não é preciso dizer que não há nenhuma criança sorridente da Educação Infantil nos corredores da Casa Mãe querendo me mostrar seus desenhos. Não há nenhum menino do 9º ano para chamar quando um móvel precisa ser mudado de lugar. Foi uma grande mudança em muitos, muitos sentidos!
A primeira das duas escolas foi Nosso Senhor Ressuscitado, em São Luís, no estado de Missouri. Era uma escola pequena, com apenas 106 alunos. Entretanto, os alunos representavam 10 nacionalidades! Além dos alunos americanos, as crianças eram do Vietnã, da Bósnia, da Croácia, do México, de Cuba, das Filipinas, da Polônia, Etiópia e do Congo. Tínhamos também um professor que era indígena. Havia católicos, protestantes, muçulmanos, budistas e aqueles que não pertenciam a uma religião. Às vezes, os alunos chegavam à escola dias depois de terem chegado aos Estados Unidos, logo, eles não falavam nada de inglês quando cruzavam nossa porta. Era uma tremenda aventura trabalharmos juntos para aprender e respeitar a variedade de culturas e contextos. A comunicação tornou-se uma forma de arte já que tanto documentos quanto conversas com os pais precisavam de tradução em várias línguas. Os professores trabalhavam incansavelmente para ajudar os alunos a aprender habilidades básicas e também o inglês. Os pais americanos acolhiam e trabalhavam lado a lado com os pais imigrantes ajudando cada um a sentir que era parte da família da escola do Ressuscitado. Mas, infelizmente, depois de ter trabalhado lá durante 5 anos, a escola foi fechada como parte do processo de reestruturação da Arquidiocese de São Luís. Foi difícil deixar esta maravilhosa pequena “Nações Unidas” e foi a acolhida calorosa e alegre da escola Santo Agostinho de Canterbury, em Belleville, no estado de Illinois – apenas do outro lado do rio Missipi, em São Luís – que ajudou a suavizar a dor provocada pelo fechamento da escola.
Santo Agostinho também era como uma imensa família trabalhando junta para levar o melhor para cada um. No momento que eu cruzei a porta, eu sabia que este seria um lugar diferente de qualquer outro onde eu tinha trabalhado. Eu estava bem consciente que era o primeiro membro da Família Vicentina a trabalhar na escola e na paróquia, mas era claro para mim que o espírito vicentino já estava presente e vivo lá. Todos – pais, alunos, paroquianos que não tinham filhos na escola – trabalhavam juntos como uma equipe para garantir que os alunos e professores tivessem o que precisavam. Sempre que havia algo a ser feito ou um problema a ser resolvido, havia sempre um grupo de pais pronto para estender a mão ou partilhar recursos e ideias. Isso podia significar acolher crianças aleijadas de Belize que ficavam com a família anfitriã por 1, 2, 10 ou 24 meses para receber tratamento médico de um hospital local ou instalar aparelhos de ar condicionado para que as salas de aula ficassem confortáveis no tempo quente e úmido durante o outono e final da primavera. Nunca houve uma reclamação ou resmungo; apenas a pergunta – “Irmã, o que eu posso fazer para ajudar? O que posso fazer para tornar a situação melhor?” Foi uma experiência incrível de trabalhar com e pelas pessoas desta paróquia onde me senti muito em casa.
Estas duas escolas foram essenciais na preparação para a minha vida aqui, na Casa Mãe, onde somos verdadeiramente internacionais – aproximadamente 150 Irmãs de 30 países. Meu serviço é menos concreto que trabalhar numa escola, mas isto é o que precisa ser feito neste momento. Eu sei que um dia, provavelmente, eu retornarei à área de educação. Mas, até lá, estou feliz em fazer parte desta aventura de viver e servir com Irmãs de todo o mundo porque eu sou uma Filha da Caridade e estou disponível para ser enviada onde eu seja necessária


FONTE: FILHAS DA CARIDADE/www.ssvpbrasil.org.br

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Bispos se posicionam sobre Grandes projetos da Amazônia


Um dos problemas enfrentados hoje pelas populações da Amazônia são os grandes projetos, que além de causarem grande impacto ao meio ambiente, geram lucros para alguns e provocam inúmeros impactos sociais negativos nas cidades onde estão instalados. Esse foi o assunto principal da primeira coletiva oficial concedida à imprensa na tarde desta terça-feira, 03 de julho, no Seminário São Pio X, como parte do 10º encontro dos bispos da Amazônia, que está sendo realizado em Santarém-PA.
A entrevista foi concedida por dom Jesus Maria Berdonces, bispo da prelazia de Cametá e presidente do Regional Norte I; dom Mosé João Pontelo, bispo da Diocese de Cruzeiro do Sul e presidente do regional Noroeste; dom Roque Paloschi, bispo da Diocese de Roraima e presidente do Regional Norte 1 e Monsenhor Raimundo Possidônio, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Belém e historiador.
Dom Jesus Maria Berdonces afirmou que a Amazônia é tida até hoje como uma colônia, aonde as pessoas vêm, pegam a matéria prima, enriquecem e vão embora. “Esse é um modelo capitalista pautado pelo governo para a Amazônia, que não leva em conta o povo que aqui mora. Para eles, o povo é apenas um detalhe, que atrapalha o desenvolvimento, ressalta”.
Ele destacou que existe outro modelo defendido pela Igreja, cujo foco são os povos que estão na Amazônia. “A igreja defende o incentivo à agricultura familiar, defende que os lucros das riquezas (minerais e vegetais) sejam deixados na Amazônia, e que os povos sejam ouvidos”.
Já dom Roque Paloschi destacou que a questão é saber quem está usufruindo dos lucros desses grandes projetos, que além de terem as bênçãos do governo, são financiados com o dinheiro público. Ele ressalta que as populações não têm garantias, e suas terras quase sempre são “abocanhadas” pelo agronegócio e por grupos econômicos que aqui chegam.
Dom Roque defende o respeito à biodiversidade, a participação de homens e mulheres amazônidas, que possuem a sabedoria milenar e tradicional de cuidar do meio ambiente sem agredi-lo. Ele espera que o encontro de Santarém provoque uma verdadeira reflexão. “Nós esperamos contribuir para que uma reflexão aconteça para que nossas comunidades se tornem sujeitos dessa região e não apenas vista como um entrave no processo do desenvolvimento sonhado pelo agronegócio e pelo governo”, enfatiza.
Dom Mosé João Pontelo afirma que os problemas estão aí, e isso requer responsabilidade dos pastores, que são lideres dessa igreja. E o encontro de Santarém vai apontar qual será o caminho a ser seguido nos próximos cinco anos.
Dom Jesus Maria acredita que os bispos têm a obrigação de tentar iluminar a caminhada com a Palavra de Deus, mas também assumir o desafio e o povo da Amazônia. “É necessário não fugirmos da cruz de nosso Senhor, que é a cruz dos pobres e dos povos desta região”, finalizou.
O 10º encontro dos bispos terá um documento conclusivo e uma carta encaminhada aos governantes dos Estados da Amazônia, outra ao Povo de Deus e uma ao Papa Bento XVI.
FONTE: CNBB/ssvpbrasil.org.br

quarta-feira, 4 de julho de 2012

IBGE divulga dados, CERIS mostra "Igreja viva"


De acordo com o Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os católicos permanecem sendo maioria, embora haja uma maior diversidade religiosa da população brasileira. Os dados mostram que 64,6% da população professa a fé católica, havendo 72,2% de presença neste credo no Nordeste, 70,1% no Sul e 60,6% no Norte do país. A proporção de católicos foi maior entre as pessoas com mais de 40 anos, chegando a 75,2% no grupo com 80 anos ou mais.
A análise mostra que outros 22,2% da população são compostos por evangélicos, 8% por pessoas que se declaram sem religião, 3% por outros credos e 2% por espíritas.
CERIS mostra “Igreja Viva”
O Censo Anual de 2010 realizado pelo Centro de Estatística e Investigações Sociais (CERIS) — entidade brasileira de pesquisa religiosa fundada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) — revelou uma “Igreja Viva”. É o que afirma a análise sociológica da evolução numérica da presença da Igreja no Brasil, feita pelo sociólogo Padre José Carlos Pereira, que também é colaborador do CERIS:
De acordo com o sociólogo, os dados apontam para o aumento do número de paróquias e para a criação de novas dioceses, mostrando uma Igreja em constante crescimento:
“Os teóricos da secularização dizem que a religião está fadada ao fracasso, mas o que vemos é o contrário, pois à medida que surge a necessidade da criação de mais paróquias e estas de serem setorizadas, ampliando, assim, o seu alcance, supõe-se que os resultados são de uma maior adesão religiosa, inclusive de pessoas afastadas”, especifica o texto.
O centro de estatísticas também apontou um crescimento considerável em relação às vocações sacerdotais e religiosas, confirmando no Brasil a tendência do aumento do número de sacerdotes diocesanos e religiosos no mundo — conforme divulgou o Setor Estatístico do Vaticano, na semana passada, ao afirmar que o número passou de 405 mil para 413 mil.
“O quadro geral mostra uma vitalidade da religião católica, por meio de um borbulhar de novas modalidades, ou novas formas de viver a fé católica, por meio das novas comunidades, novos movimentos eclesiais e da volta às origens dos ideais das primeiras comunidades cristãs, que tem refletido outro quadro estatístico, que é da evolução do número de presbíteros entre os anos de 1970 e 2010, conforme vemos na atual planilha do CERIS.Isso indica um retorno ao catolicismo dos afastados, mas também uma identificação maior daqueles que já praticavam o catolicismo, mas não se sentiam muito firmes, identificados com a doutrina católica. Sendo assim, por mais que se diga que houve aumento no número dos que se dizem sem religião, ou que cresceu o interesse e as adesões a novos grupos religiosos e a novas igrejas, a Igreja Católica se revela ainda mais estruturada e em franca expansão, com seus empreendimentos missionários como, por exemplo, os que foram propostos pela Missão Continental”, destaca a redação da análise.
Alguns números da pesquisa
Paróquias
Os dados revelam um crescimento vertiginoso no número de paróquias entre os anos de 1994 a 2010, em diversos Regionais da CNBB, com destaque para os regionais Leste 2 (de 1.263 para 1.722) e Sul 1 (de 1.651 para 2.431) , que correspondem ao Estado de Minas Gerais e Espírito Santo (Regional Leste 2) e ao Estado de São Paulo (Regional Sul 1), que são os dois maiores Regionais em número de paróquias e de contingente populacional.
Padres

Em 2000 eram 16.772 padres. Em 2010 chegou a 22.119 padres. A distribuição de padres por habitantes é outro fator levantado pela pesquisa. Em 2000 havia pouco mais de 169 milhões de habitantes e para cada sacerdote eram 10.123,97 habitantes. Dez anos depois havia aproximadamente 190 milhões de habitantes e cada padre teria o número de 8.624,97 habitantes.
A concentração do clero por regiões brasileiras, segundo a pesquisa do CERIS, mostrou que havia uma concentração maior na região sudeste em detrimento das outras regiões. Do total de padres no país a região sudeste concentrava quase metade dos sacerdotes, com 45%. O sul ficava com um quarto da população de padres, 25%, o nordeste 16%, o centro-oeste apenas 9%. Já o norte seria a região com menos padres, apenas 3%.
FONTE: CNBB/ssvpbrasil.org.br

terça-feira, 3 de julho de 2012

Edições CNBB lançam Cruz comemorativa do Bote Fé


“No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus”. Você reconhece esta letra? Ela faz parte do refrão da música “Nova geração”, de padre Zezinho, que tem marcado a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – por todas as dioceses do Brasil, dentro do projeto “Bote Fé”. Mas além de cantar, você poderá agora “literalmente” levar no peito uma cruz!

Com o objetivo de difundir o sinal do cristianismo e marcar o projeto da peregrinação, as Edições CNBB prepararam a “Cruz do Bote Fé”. O símbolo está disponível para compra pelo site da editora (www.edicoescnbb.com.br) ou pelo telefone (61) 2193-3019, a custo de R$ 5,00 + frete.

“Numa sociedade marcada pela perseguição aos símbolos cristãos e pelas ações de retirada dos sinais religiosos das repartições públicas, usar esta cruz do Bote Fé é uma forma de professarmos a nossa fé e de levar outros jovens a terem sua experiência com Cristo”, ressaltou o assessor nacional da Comissão para Juventude da CNBB padre Carlos Sávio Costa.

Bote Fé

O projeto é um conjunto de ações que une todo país em volta desta visita da Cruz e do Ícone e possui três grandes eixos: celebração, formação e ação social.

A peregrinação dos símbolos tem proporcionado um intenso caminho de evangelização, momentos festivos para cada Igreja particular, além da preparação para o grande evento mundial com o Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro, em 2013: a JMJ.

Desse modo, a visita da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora tem atingido a juventude e os mais excluídos, tendo em vista que os símbolos percorrem presídios, hospitais, casas de recuperação de dependentes químicos e de menores infratores em todo país.
FONTE: CNBB/ssvpbrasil.org.br

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Papa reconhece milagre de Nhá Chica e abre caminho para a beatificação


A cidade de Baependi (MG) acordou com um telefonema muito especial na manhã desta quinta-feira: era o postulador da causa de beatificação da Venerável Nhá Chica, Paolo Villotta. Da Itália, ele avisava que o Papa havia autorizado a promulgação do decreto que reconhece o milagre recebido por Ana Lúcia Meirelles por intercessão de Nhá Chica e a certeza de que a mineira de São João del Rei em breve será proclamada Beata.
Em entrevista à Rádio Vaticano, irmã Gertudres das Candeias, vice-diretora da Associação Beneficente Nhá Chica, descreveu o momento logo após receber a notícia:
“Eu estava fora de casa, hoje pela manhã, e as pessoas na rua começaram a me abraçar. Eu escutava foguetes, sinos. Quando eu cheguei em casa me disseram que foi um telefonema do postulador e a Igreja já estava cheia de gente. Então, nós começamos a agradecer, a rezar, a chorar, todos juntos na mesma alegria e emoção”.
Ana Lúcia Meirelles estava duplamente feliz já que a notícia do reconhecimento do seu milagre aconteceu justamente no dia de seu aniversário, comemorado dia 28 de junho.
“É uma emoção muito grande já que tudo isso acontece no dia do meu aniversário, mas principalmente pela nossa santa. Para mim, no meu coração, ela sempre foi santa”.
O Milagre
“Eu estava péssima, com hipertensão pulmonar. Tive uma isquemia na vista que me impossibilitou enxergar por alguns momentos. Uma isquemia transitória. Era um defeito congênito no coração que eu teria que operar por causa da hipertensão pulmonar e por causa do sangue que passava errado pelo coração. Então, a cirurgia foi marcada mas três dias antes eu tive febre e acabei não fazendo. Isso tudo, sob a proteção de Nhá Chica. Passados sete dias eu notei que eu só melhorava. Seis meses depois, por pressão dos médicos, eu voltei a fazer os exames pré-operatórios. E qual não foi minha alegria ao constatarem por um exame transesofágico que eu estava curada, sem hipertensão pulmonar e que já não havia mais aquela passagem de sangue que causava a hipertensão. Estou aqui há 17 anos, completamente curada, sem problema nenhum. Tudo isso sob a bênção da minha santa Nhá Chica”.
Bento XVI autoriza publicação de novos decretos da Congregação das Causas dos Santos
O papa recebeu em audiência privada, nesta quinta-feira, o prefeito da Congregação das Causa dos Santos, cardeal Angelo Amato. Durante o encontro, Bento XVI autorizou a Congregação a promulgar 18 decretos.
Além do reconhecimento do milagre de Nhá Chica, também foi reconhecido o milagre do venerável Luca Passi, fundador da Congregação das Irmãs Mestres de Santa Doroteia. Em breve, as datas das beatificações de ambos devem ser divulgadas.
Martírios
O papa reconheceu os seguintes martírios:
- Dos servos de Deus Emanuele Borras Ferre, bispo auxiliar de Tarragona e Agapito Modesto, do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs e 145 companheiros mortos por motivo de ódio à Fé, na Espanha, entre 1936 e 1939.
- Do servo de Deus Giuseppe Puglisi, sacerdote diocesano, nascido em Palermo (Itália) e morto, por motivo de ódio à Fé, em 1993.
- Do servo de Deus Ermenegildo da Assunção e cinco companheiros da Ordem da Santíssima Trindade mortos por motivo de ódio à Fé, em 1936 na Espanha.
- Da serva de Deus Vitória de Jesus, religiosa do Instituto Pio Calasanziano da Divina Pastora, morta em 1937, na Espanha, por motivo de ódio à Fé.
- Do servo de Deus Devasahayam Pillai, leigo indiano morto por motivo de ódio à Fé em 1752.
Virtudes Heróicas
O papa reconheceu ainda as seguintes virtudes heróicas:
- Do servo de Deus Sisto Riario Sforza, arcebispo de Nápoles, cardeal da Santa Romana Igreja, morto em 29 de setembro de 1877.
- Do servo de Deus Fulton Sheen, arcebispo de Newport (EUA) morto em Nova Iorque em 1979.
- Do servo de Deus Álvaro del Portillo y Diez de Sollano, bispo de Vita e Prelado da Prelatura Pessoal da Santa Cruz e da Opus Dei, nascido em Madri e morto em Roma em 1994.
- Do servo de Deus Ludovico Tijssen, sacerdote diocesano, holândes, morto em Sittard (Holanda) em 1929.
- Do venerável servo de Deus Cristóvão de Santa Catarina, sacerdote, fundados da Congregação e o Hospital Jesus de Nazaré de Córdoba, morto na mesma cidade em 1690.
- Da serva de Deus Maria do Sagrado Coração (Maria Giuseppa Fitzbach), viúva, fundadora das Servas do Coração Imaculado de Maria, chamadas Irmãs do Bom Pastor de Québec, morta no Canadá em 1885.
- Da serva de Deus Maria Agelina Teresa, fundadora da Congregação das Irmãs Carmelitanas para os idosos e enfermos, nascida na Irlanda do Norte e morta nos EUA em 1984.
- Da serva de Deus Maria Margherita (Adelaide Bogner). Monja professa da Ordem das Visitações, nascida e morta na Hungria em 1933.
- Da serva de Deus Ferdinanda Riva, irmã professa do Instituto das Filhas da Caridade, nascida na Itália e morta na Índia em 1956.
Em 10 de maio, Bento XVI havia autorizado a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto sobre o martírio do Servo de Deus Giovanni Huguet y Cardona, Sacerdote Diocesano, nascido na Espanha e morto, por motivo de ódio à Fé, na Espanha em 1936.
FONTE: CNBB/www.ssvpbrasil.org.br